sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ervas Aromáticas e Pimentinhas

   Cultivar ervas aromáticas em casa é antes de tudo estabelecer um contato diário com a natureza. Desde a escolha das sementes ou mudas em locais especializados, os vasos, o local do plantio. A partir de então os cuidados diários com sua plantinha. Que delícia regar o manjericão e sentir o aroma paiar no ar!  Preparar um peixe grelhado e pegar um raminho do seu alecrim para temperá-lo. Ah! E presentear um amigo com o molho de pimentas colhidas em casa, cultivadas por vc mesmo! Então, mãos à obra !


Manjericão



Propriedades

É um tónico geral do organismo e desinfectante digestivo. Aperitivo, estimula o fígado, é diurético e refrescante. É ainda utilizado para aliviar inflamações dos brônquios, gases intestinais, vertigens, insónias nervosas, espasmos gástricos, depressão e perdas de memória. Estudos feitos sobre esta planta indicam que é um estabilizador dos níveis de glicémia, podendo ser utilizado para controlar a diabetes. Quando aplicado na pele, pode causar alergias nas peles mais sensíveis. De acordo com a America Cancer Society, uma dieta rica em vitamina A pode diminuir o risco de alguns tipos de cancro. Em forma de chá, alivia dores de cabeça de origem nervosa e regulariza o ciclo menstrual. Quando diluido em água com algumas gotas e inalado, o óleo essencial pode ser usado para tratar bronquite crónica e sinusite. Quando diluído em óleo de amêndoas doces ou azeite, pode utilizar-se em massagens para aliviar dores reumáticas e inflamações das articulações.

Receita – Pesto

4 mãos cheias de folhas de manjericão frescas; 1 dente de alho grande, descascado e esmagado; 30g de pinhões; 30g de queijo parmesão ou pecorino ralado; 5 a 6 colheres de sopa de azeite extra virgem. Como alternativa aos pinhões, pode usar sementes de girassol ou nozes. Existe também pesto de salsa ou coentros.
Coloque todos os ingredientes na trituradora excepto o azeite e triture tudo. Depois junte o azeite pouco a pouco, mexendo sempre até obter uma pasta espessa e verde.

Alecrim-
Uma das primeiras ervas a ser utilizada na medicina, alimentação e também nos rituais religiosos. Seu nome em latim, “rosmarinus”, significa “o orvalho que vem do mar”, em alusão ao aroma abundante das praias mediterrâneas onde o Alecrim crescia e se desenvolvia espontaneamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário