quinta-feira, 9 de junho de 2011

Montar um jardim para ter mais saúde!

Que tal montar um jardim!
   
     Saiu na revista Saúde deste mês. Pessoas que cultivam um canteiro ou um pomar em casa são físicas e psicologicamente  mais dispostas quando comparadas a turma que prefere ficar longe das plantas. Eis a conclusão de uma pesquisa da Texas A&M University, nos Estados Unidos, com 300 indivíduos acima de 60 anos. "A jardinagem pode ocupar alguém ao longo do ano inteiro, exigindo planejamento e mantendo a mente e corpo ativos", resume a especialista em horticultura Aime Sommerfeld.
    Veja algumas afirmativas de quem lida com plantas:

1-" Faço planos desde já para o mês ou o ano." -
         84% DOS ADEPTOS DA JARDINAGEM CONCORDARAM
         68% DOS NÃO ADEPTOS CONCORDARAM.
2- "A maioria das coisa que eu realizo sçao chatas e monótonas".
        97% DOS CULTIVADORES DE PLANTAS DISCORDARAM.
        84,5% DOS NÃO ADEPTOS DISCORDARAM.
3-"Me sinto velho e às vezes cansado".
       70% DOS JARDINEIROS DISCORDARAM DA AFIRMAÇÃO
       53% DOS NÃO ADEPTOS DISCORDARAM.

DICA DA CHÁCARA & JARDIM:

      Voçê pode começar cultivando um vaso, mesmo que more em apartamento. Uma palmeira em vaso ou uma orquídea. Algo que não exija muito trabalho, mas que você olhe e te cause um bem-estar. Quando pegar gosto pelo cultivo das plantas vá aumentando o número de vasos. Sempre tendo o cuidado de perguntar ao lojista do ramo as necessidades de sua plantinha: sol, sombra, pericidade de regas, abubação.
     Já se você mora em uma casa, pode ter um gramado ainda que pequeno- o verde nos torna mais alegres e dispostos. O maior tarbalho de um jardim neste caso é sempre a rega. no entanto hoje tudo tornou-se muito prático, temos no mercado ótimas opções em irrigação. Quanto à manutenção peça orçamentos à empresas especializadas. Geralmente são manutenções mensais que garantem a beleza e saúde de seu jardim.
     Seja um adepto do verde e garanta a saúde de seu plantea e seu bem-estar.

      Sara Tavares Mota,
       paisagista e designer de interiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário